Lápis e artista são inseparáveis, já que a maioria dos trabalhos (Pintura, Desenho e Escultura) começa a partir de um esboço a lápis. Além disso também é possível fazer desenhos muito bem acabados a lápis.
A mina do lápis é constituída por dois materiais básicos, argila e grafite, ambos encontrados na natureza. A argila é o que deixa a ponta mais resistente, não deixando que ela quebre com facilidade, já o grafite é o que faz riscar. Dependendo da quantidade de grafite em relação a argila, pode-se obter diferentes graduações de lápis, do mais macio e escuro ao mais duro e claro.
Acima fiz uma escala para entender melhor as diferentes graduações do lápis. O lápis HB (Também conhecido como N°2, lápis comum ou escolar) fica ao centro, representando o equilíbrio entre os dois componentes, argila e grafite. A letra "H" representa as graduações mais claras e mais duras, porque contem menos grafite em relação a argila na composição da mina. Já a letra "B" representa os lápis mais escuros e macios, pois a quantidade de grafite em relação a argila é maior.
Abaixo tem um exemplo de trabalho em andamento, utilizando apenas 3 graduações diferentes de lápis grafite (HB, 2B e 4B).
Abaixo tem um exemplo de trabalho em andamento, utilizando apenas 3 graduações diferentes de lápis grafite (HB, 2B e 4B).
![]() |
Foto de desenho em andamento. Lápis HB, 2B e 4B. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário