sexta-feira, 1 de maio de 2015

Sobre o "DOM" para desenhar

             Bom pessoal, uma coisa que sempre me incomodou foi a afirmação: "É preciso de dom para desenhar." Primeiro que qualquer um, desde que possua uma parte do corpo que possa segurar um lápis, é capaz de desenhar, pois o desenho é uma representação gráfica da realidade, de uma ideia, ou até sentimento, e isso vai desde os bonecos de palitinho que muitos acham que só conseguem desenhar. Existem várias formas e estilos de desenho e o realismo é só uma delas, mas aqui, vou falar sobre o realismo em si. 
          Eu, sinceramente, discordo totalmente sobre esse negócio de dom, pois fica parecendo algo divino ou religioso, como se a pessoa já nascesse com essa capacidade. Desculpas a quem acredita nisso, mas para mim, só serve para darem como justificativa por não conseguirem se dedicar no longo processo que é aprender o desenho artístico.  Para mim, quando uma pessoa diz que outra possui um dom, ela está dizendo que o outro já nasceu pronto, e sei muito bem que não funciona assim, e além de tudo a pessoa não tem a mínima ideia do quanto me dediquei e treinei para alcançar um certo domínio nessa arte (pois foram inúmeras noites acordado treinando ao longo de quase 15 anos), e na hora que vou dar um valor no meu trabalho essas pessoas sempre acham muito caro pelo fato de acreditarem que já nasci com essa habilidade, e que para mim é muito fácil desenhar qualquer coisa. 
          A palavra que mais gosto de usar para isso é a palavra talento, pois ela significa uma aptidão para algum tipo de atividade, e de fato, já conheci pessoas que "pegavam muito rápido o jeito" para o desenho, mas também tinham que praticar para desenvolver isso, o que significa que talento também não é o bastante. A questão de existir pessoas talentosas também não significa que, quem não tem talento, não possa desenvolver essa habilidade, pois eu mesmo, tinha uma dificuldade muito grande para desenhar coisas simples na época que era criança, mas o que sempre me motivou, foi o fato de ter uma grande admiração por essa arte e, junto com isso, uma força de vontade muito grande. 
            Por isso tenho a certeza de que uma pessoa com pouco ou nenhum talento, mas munida de uma grande força de vontade, pode muito bem superar outra, que possua um enorme talento e muita preguiça. Sou prova disso, e sei que ainda tenho muito que aprender, e que esse processo não tem fim, o que o torna muito mais divertido.
          Caso você esteja pensando em entrar nesse mundo do desenho, seja a modalidade que for (Anime, cartoon, caricatura, desenho artístico, hiper-realístico, ilustração, etc.), saiba que três palavras são essenciais nesse processo: paciência, dedicação e amor pela arte.
              Ao longo das postagens aqui do blog, prometo mostrar como é fácil aprender a desenhar, mas não basta aprender somente a teoria, é preciso praticar bastante.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário